fbpx

10 truques de limpeza inusitados e sem produto químico

Quando vamos ao supermercado, o que não falta são opções de produtos de limpeza para a casa. Mas o triste é quando falta algum produto específico em casa ou, mesmo que você o tenha, às vezes parece que é uma missão quase impossível realizar uma limpeza bem-feita. Para acabar com esse seu drama doméstico, listamos aqui 10 truques de limpeza caseiros sem utilizar nenhum produto químico.

Sim, você leu certo. São truques de limpeza sem NENHUM produto químico!

truques de limpeza

truques de limpeza - salva casal

1 – Brilho nos pisos

Se sua casa possui pisos de madeira, basta misturar ¼ de xícara de vinagre com 1 litro de água e essa combinação funcionará muito bem. Mas tem que ser madeira de verdade, ok? Se o seu piso for de azulejos, apenas água fervente já pode resolver o problema.

2 – Manchas e sujeiras no vidros e janelas

Para as manchas que ficarem principalmente em janelas, misture 1 parte de amônia para 10 partes de água. Passe a mistura no vidro e depois seque com um papel toalha ou pano de microfibra.

3 – Espelhos

Utilize a mesma solução de amônia do exemplo anterior com o adicional de 2 colheres de sopa de álcool. É ótimo para dar brilho!

4 – Máquina de lavar

Para limpeza da sua máquina de lavar roupa, adicione 80 gramas de ácido cítrico na máquina vazia e realize um ciclo na lavagem com água quente.

Leia mais: 15 conselhos de homens casados para solteiros

5 – Tábua de cortar

Nada pior do que uma tábua de cortar depois de um churrasco, principalmente se for de madeira. Para limpar a sua tábua, basta esfregar um limão cortado na metade para que o suco da fruta desinfete a tábua. Depois espalhe sal grosso por cima da tábua e deixe agir por 10 minutos. Então esfregue mais uma vez com a outra metade do limão e por fim, enxágue com água quente.

truques de limpeza - salva casal

Leia mais: Surpresa para namorado — Comida divertida

6 – Tapete encardido

Na falta de um limpa-estofados automotivo, polvilhe bicarbonato de sódio e amido de milho no seu tapete e deixe agir por 15 minutos. Pronto, agora é só aspirar que a sujeira e o cheiro ruim vão todos embora!

7 – Mal cheiro na geladeira

Para remover aquele cheiro ruim de cebola velha da sua geladeira. Misture duas partes iguais de suco de limão e água para limpá-la internamente. Para melhorar o efeito da mistura, adiciona uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada xícara do líquido.

8 – Limo no banheiro

As marcas e manchas nas portas do box ou nos cantos do piso do banheiro são sempre desagradáveis, mas elas podem ser removidas com bicarbonato de sódio. Molhe uma escova e “mergulhe” no bicarbonato de sódio para esfregar o limo no vidro. Depois enxágue bastante.

9 – Micro-ondas

Para limpar o interior do seu micro-ondas, encha uma tigela de vidro com água e adicione duas colheres de vinagre branco. Misture um pouco antes de levar ao micro-ondas. Coloque em potência máxima durante 5 minutos e depois deixe a porta fechada por mais 2 minutos com o aparelho desligado. Em seguida, é só passar um papel toalha por todo interior que toda a gordura já terá sido dissolvida pelo vapor de água e vinagre.

10 – Interior do fogão

Misture 1/2 xícara de água e 1 xícara de bicarbonato de sódio em um recipiente e depois espalhe pelas paredes do forno. Deixe agir por volta de 15 minutos e limpe com um pano seco. Depois pulverize vinagre branco destilado com um frasco de spray, deixe descansar por mais 15 minutos e limpe com um pano seco.

Compartilhe esse post: