fbpx

Plantas venenosas para cães e gatos

Plantas são um ornamento básico, porém fundamental em uma casa. Pesquisas comprovam que além deixam o ambiente mais agradável , as plantas também melhoram a qualidade do ar e o astral da sua casa. Por isso, normalmente as plantas são vistas positivamente, mas é preciso muito cuidado caso você tenha um animalzinho de estimação. Hoje vamos listas as plantas venenosas para cães e gatos.

Muitas pessoas não sabem que algumas plantas — que em geral são facilmente encontradas nos quintais e jardins das donas de casa — são na verdade plantas venenosas para cães e gatos. Mesmo sendo inofensivas para nós humanos.

Os pets podem morder essas plantas venenosas por inúmeros motivos como o tédio, a curiosidade, pela idade, para coçar os dentes que estão nascendo ou por qualquer outro motivo. E realmente não há um método para evitar que esse tipo de coisa aconteça, já que as plantas estão em um ambiente aberto e de fácil acesso.

Pensando nisso, pesquisadores mapearam quais são as plantas mais comuns e que causam intoxicações no nossos bichinhos. Vamos dar uma olhada?

PLANTAS VENENOSAS PARA CÃES E GATOS

Plantas venenosas para cães e gatos

Foto: Joe Caione

• Azalea & Espirradeira:

Ambas são flores muito bonitas e comuns nos ornamentos de jardins. Porém contém substancias tóxicas que apresentam os sintomas: perda de apetite, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, diarreia persistente ou com sangue, dor abdominal, enjoo, vômito, perda de coordenação motora, desânimo e convulsões.

Leia também: 8 produtos de limpeza caseiros fáceis e eficazes
Leia também: Como lavar roupa com perfeição: 7 etapas essenciais

• Copo-de-leite & Comigo-ninguém-pode:

“Copo-de-leite” tende a florescer em locais com abundância em água e atualmente é usado muito em decorações internas, podendo ser achada com facilidade nas floriculturas. Já o “Comigo-ninguém-pode” vem tomando espaço nos lares brasileiros devido a crença popular de que a planta traz proteção ao lar, porém é a campeã de ingestão por cães e gatos, causando a intoxicação.

Ambas as plantas tem uma substância chamada oxalato de cálcio que irritam as mucosas de animais e humanos. Os sintomas variam de edema, irritação mucosa, asfixia e morte.

• Espada-de-São-Jorge:

Assim como a planta “Comigo-ninguém-pode”, a “Espada-de-São-Jorge” vem tomando espaço nos lares brasileiros pela crença popular que traz prosperidade e proteção contra mau olhado. Contudo, essa planta está na lista das plantas venenosas para cães e gatos, pois produz substâncias tóxicas para os animais e até mesmo humanos, caso ingeridas os sintomas vão de irritação da mucosa (que leva a dificuldades de movimentação e respiração) até salivação intensa.

• Babosa:

A Babosa é muito conhecida por ajudar na hidratação do cabelo e no tratamento para pele. Porém, seu cachorro pode apresentar sinais como vômito, desanimo, diarreia, tremores e alteração na cor da urina se ingerir essa planta.

• Antúrio:

Devido a grande beleza desta planta, a Antúrio normalmente é usada no paisagismo e, atualmente, vem tomando lugar nos jardins externos. Entretanto, todas as partes dessa planta possuem uma substância chamada oxalato de cálcio, que causa riscos à saúde do seu bichinho. Os principais sintomas são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia.

Leia também: 8 plantas que afastam os insetos da casa
Leia também: Feng Shui: Dicas de como melhorar o astral da sua casa

 

Plantas venenosas para cães e gatos

Foto: Matt

• Lírio:

É definitivamente uma planta belíssima, pois sua variação de cores chama atenção. Isso faz com que as mesmas sejam achadas facilmente em jardins e vasos. Porém, todas as partes dessa planta são tóxicas para o seu animal de estimação. Por isso, os principais sintomas são irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade de engolir e até problemas respiratórios em casos mais graves. Além disso, ainda podem aparecer como sintomas da intoxicação pelo alterações nas funções renal e neurológica.

• Violeta:

Assim como a planta citada acima, a Violeta é muito conhecida por sua beleza. Porém, a ingestão dessa comum planta pode causar severas gastrites, depressão circulatória e respiratória, além de vômitos e diarreias.

• Mamona

A planta que dá origem ao óleo de mamona já é conhecida por fazer mal a animais e humanos. As substâncias tóxicas são achadas em suas folhas e sementes e pode causar no seu bichinho vômito, diarreia, produção excessiva de saliva, sensibilidade abdominal, cólicas, sangue nas fezes, hipertermia e desidratação.

E ai? Você já conhecia essas plantas venenosas para cães e gatos? Tome cuidado!

Compartilhe esse post: