fbpx

8 plantas que afastam os insetos da casa

Os insetos podem aparecer em qualquer época do ano. Porém, no verão quando está fazendo calor é mais provável que você se sinta incomodado com a quantidade dos bichinhos no seu lar. Quando está muito quente, costumamos deixar janelas e portas abertas para que o ar fresco entre na casa por mais tempo. O que consequentemente faz com que os insetos, sejam mosquitos, moscas ou afins, acabem indo fazer aquela visitinha indesejada. O que talvez você ainda não saiba é que existem plantas que afastam os insetos da casa! Demais, né?

Para que você não precise usar veneno, vamos unir o útil ao agradável e então trouxemos uma listinha com oito tipos de plantas que afastam os insetos da sua casa. O que acontece é que as plantas têm óleos essências cujo o odor incomoda os insetos, mesmo sendo agradáveis para nós.

8 plantas que afastam os insetos

plantas que afastam os insetos - salva casal

• Manjericão

Pode parecer diferente, mas o manjericão é muito usado para espantar os insetos já que para eles o cheiro é desagradável.  E você também pode utilizá-los para temperar sua comida. Super útil ter em casa, não? Coloque o manjericão em vidrinhos próximos as janelas e porta da casa. É bastante fácil de cultivar, basta colocar no sol quatro horinhas por dia e não esqueça de regar sem exagero.

• Hortelã

É uma planta muito boa para ter em casa. Além das várias utilidades como fazer chá ou temperos, a hortelã também afasta os insetos. Porém, é recomendado colocar as plantas em vasos separados já que elas alastram muito fácil e poderiam tomar seu jardim. Para o cuidado é bom manter sua plantinha em solo úmido e em local protegido do vento e com muita luz do sol.

• Alecrim

O Alecrim é uma planta ornamental que espalha várias flores azuis na primavera. Essas plantinhas  espalham o cheiro do alecrim pleo ambiente e afasta os insetos da casa. Por isso, tenha sempre próximo a janelas para afastar os mosquitos e moscas com seu efeito inseticida. Essa planta se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere os secos, arenosos e bem drenados.

• Louro

As flores de louro que ficam ótimas no feijão, também são boas para repelir moscas. Então espalhe pela casa sem culpa! O ideal é cultivar sempre em luz solar. Porém, cuidado na hora de regar a planta, já que o excesso de água pode prejudicar as suas raízes. Mantenha-o levemente úmido.

 LEIA MAIS: Feng Shui: Dicas de como melhorar o astral da sua casa

LEIA MAIS: Quarto de casal: 8 dicas úteis para decorar!

• Cânfora

Quem gosta de medicina natural conhece bem essa planta e sabe dos seus benefícios. Até mesmo quem não gosta, provavelmente deve conhecer por meio de pomadas à base de cânfora e alguns outros remédios. A cânfora serve como fungicida, repelente e pode ser plantada em vários vasinhos. Só precisa receber sol e deve ser regada 2/3 vezes por semana. Ah, novamente, tome cuidado para não exagerar na quantidade de água.

• Erva Cidreira

Essa planta serve para ornamental, para medicinal, para a culinária e ainda é boa para manter os mosquitos longe! Wow! É possível esmagar as folhas e colocar pelos cantos da casa ou ter um vasinho em algum cômodo, o importante é que a erva cidreira deve ser cultivada ao ar livre, ser regada frequentemente e colocada ao sol/ meia-sombra.

• Citronela

A Citronela é conhecida por ser utilizada nos inseticidas, repelentes contra mosquitos. Mas também pode ser usada como ornamentação pelo jardim, em volta da casa, e ainda irá manter os mosquitos afastados de sua pele. É uma planta que necessita de bastante sol e o cheiro acaba afastando os insetos já que é super perfumada — porém nem todo mundo gosta do aroma.

• Lavanda (Alfazema)

O famoso cheirinho de lavanda, utilizado em produtos de limpeza vem da Alfazema. Além de ser uma planta bonita, o seu cheiro forte afasta moscas, mosquitos, praças, pulgas e muitos outros tipos de insetos. A alfazema já foi usada até para afastar escorpiões, incrível né? Tenha em casa espalhadas ou dentro de gavetas. A plantinha necessita de luz diária, mas não tolera muito bem tempos úmidos e muito frios.

Anotou todas as plantas que afastam os insetos? Reparou também que são plantas que você pode usar no dia-a-dia para muitas outras coisas além de decorar sua casa? Espero que achem essa dica útil!

Compartilhe esse post: