fbpx

O método para guardar dinheiro mais famoso do Japão

Nós amamos muitas coisas da cultura do Japão e também somos viciados em comida japonesa — mas tem que ter muuuito cream cheese, hahaha. Só não imaginávamos que existe um método para guardar dinheiro que faz sucesso há mais de 100 anos entre os japoneses. OMG!

Já cansamos de contar que o planejamento financeiro é a base de todo relacionamento saudável. Definitivamente, não dá para viver contando moedinhas… Quer dizer, até dá, mas com certeza é muito melhor estar com as finanças em ordem e preparado para qualquer imprevisto, não é mesmo?

método para guardar dinheiro - SALVA CASAL

O famoso método japonês tem o nome de Kakeibo e é basicamente um caderno de controle financeiro. Parece simples e é. Só que não é todo mundo consegue manter essa organização japonesa!

Aqui em casa, nós já tentamos esse método do caderninho váááárias vezes. E olha, vamos te contar: é difícil pacas!

Atualmente nós usamos uma planilha para contabilizar os gastos pessoais e da casa, mas concordamos com os japoneses de que o caderninho é muito melhor. Até porque, o kakeibo é famoso há mais de 100 anos. Ou seja, funciona mesmo.

LEIA MAIS: Controle financeiro: 6 dicas para finanças a dois

O Kakeibo,
método para guardar dinheiro, é pra eficaz?

De acordo com o autor do livro “Kakeibo: The Japanese Art of Saving Money” (Kakeibo, a arte japonesa de guardar dinheiro), o jeito de reservar dinheiro começou em 1904 e funciona porque antecipa a programação mensal.

Anotando tudo no caderninho, você consegue ter um maior controle dos gastos e sobras de dinheiro. Com isso, perde o hábito de guardar só no final do mês!

Como preencher o caderninho:

No seu caderninho, preencha todos os gastos diários e anote também os objetivos a longo prazo. Não esqueça das contas da casa, cartão, alimentação. Quanto mais detalhes, maior controle do seu orçamento financeiro!

LEIA MAIS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MORAR JUNTO: E-BOOK GRÁTIS

ASSISTA TAMBÉM: O segredo casal perfeito — contamos muitas verdades!

Principais passos para que o método Kakeibo funcione:

  1. Calcule seus gastos fixos;
  2. Defina quanto, em média, você tem disponível no orçamento mensal;
  3. Separe uma quantia para colocar na poupança;
  4. Entenda claramente onde estão seus gastos desnecessários;
  5. Divida o caderno em segmentos para facilitar a organização. Crie categorias como “lazer”, “alimentação”, “saúde” etc;

Feito tudo isso, é possível perceber em qual situação você gasta mais dinheiro, onde é possível economizar e então ter noção de absolutamente tudo que envolve seu dinheiro. Demais, não é mesmo?

Ah, se você gosta desse papo sobre dinheiro, aperta o play e vem conferir nossas favoritas 6 dicas de finanças a dois. 🙂

Compartilhe esse post: