Como lavar roupa com perfeição: 7 etapas essenciais

Muitas pessoas acham que a resposta de como lavar roupa é apenas encher a máquina de lavar com roupas sujas, jogar o sabão e pronto — em um passe de mágica as roupas irão sair limpinhas e cheirosas. Nós acreditamos que cuidar da casa é uma etapa muito importante da vida a dois. Mas, como não temos tanto tempo livre, sempre buscamos formas fáceis e eficazes de manter tudo limpo e organizado.

E com as roupas não é diferente, lavar roupa com perfeição precisa de um cuidado especial. Para que suas roupas durem mais tempo e ainda fiquem com aquele cheirinho maravilhoso de roupa lavada, existe um passo a passo desde o momento em que você separa a roupa até o momento de estender na corda para secar.

Pode parecer algo trabalhoso e difícil, mas na verdade não é. As etapas são bem simples e práticas! Você só precisa seguir as informações certas e ter em mente que tudo começa com a organização. Para ajudar, listamos os passos e pode ter certeza que você conseguir lavar sua roupa com perfeição. Veja abaixo:

Não deixe de ler:
• 8 plantas que afastam os insetos da casa
• Feng Shui: Dicas de como melhorar o astral da sua casa

como lavar roupa com perfeição

Foto: Rawpixel

Como lavar roupa com perfeição

Separe as roupas

Essa é a primeira etapa para qualquer lavagem. É importante saber que as roupas não podem ser jogadas na máquina de qualquer jeito. Separe as peças de acordo com a cor: categorize em roupas brancas, roupas coloridas e roupas pretas e jeans. Em hipótese alguma misture jeans ou roupas que desbotem com roupas brancas, que devem sempre ser lavadas separadamente do resto.

Não esqueça que o segredo de como lavar roupa é separar roupas delicadas, meias e roupas intimas em uma outra pilha. Em geral essas peças são feitas de um material mais frágil e lavar separado vai prevenir que ocorra algum dano. Já no caso de roupas estampadas ou listradas, considere a cor de fundo da peça para escolher em que pilha colocar. Essa dica é muito boa!

Trate bem

É hora de verificas suas peças e tratar das peças para minimizar os danos antes de colocar na máquina. Ou seja, faça um “pré-tratamento” das manchas, sujeiras e peças muito sujas. Deixe suas peças de molho! Ah, lembre-se que o sabão em pó só age por 120 minutos, então não adianta deixar uma peça de molho de um dia para o outro. Na verdade isso pode gerar um efeito oposto e gerar mal cheiro nas suas roupas. Deixe de molho por apenas 2 horas.

Verifique tudo

Antes que você coloque qualquer peça de roupa na máquina, não esqueça de verificar tudo! Mexa nos bolsos, retire todas as moedas, pacotinhos de chiclete e papéis que possam estar guardadinhos. Feche os zíperes e colarinhos para que sua roupa não venha a sofrer qualquer dano durante a lavagem.  Retire quaisquer ornamentos, decoração, fivela, cinto ou broches que possam danificar a máquina ou a peça. E, como citado acima, não esqueça de checar se há qualquer mancha.

Etiqueta

Outro ponto importantíssimo no processo de como lavar roupa com perfeição é verificar as etiquetas. Cada peça possui as especificações de como deve ser lavada e isso é uma super dica para quem não sabe  como agir. Aqui estão as etiquetas mais usadas:

etiquetas para lavar roupa

Não deixe de ler:
• Quarto de casal: 8 dicas úteis para decorar!
 A decoração de banheiro mais inusitada de todos os tempos

Produtos para lavar

Este é um tópico que vale a pena prestar atenção sobre como lavar roupa! Existem vários produtos que não podem ser usados em todos os tipos de roupa, então antes de comprar e usar qualquer produto, sempre leia a embalagem e veja se é compatível com o tecido da roupa. E, se possível, prefira o sabão líquido ao sabão em pó. O sabão em pó demora para dissolver e se não for bem feito pode manchar sua roupa. Uma dica é dissolver o sabão em água antes de colocar na máquina. E, no caso de roupas delicadas, use um sabão específico.

O Alvejante junto com o sabão remove as manchas e sujeiras, deixando a peças brancas mais brancas e as coloridas com uma cor mais viva. Ele precisa ser colocado na água da lavagem ou então diluído e nunca ser jogado sobre as roupas diretamente. Alveje as roupas no ciclo de lavar, pois ele pode e deve ser totalmente retirado no ciclo de enxágue.

Já os amaciantes adicionam uma suavidade e maciez para as peças, pois reduzem a eletricidade estática e as “bolinhas” que se formam em seu tecido. A dica é: dilua o amaciante líquido em água antes de colocar no dispenser, já que o produto pode manchar os tecidos se colocado diretamente na roupa! Ah, e se estiver lavando roupas de bebê, é recomendado que use amaciantes com moderação, pois a pele dos bebês é mais sensível.

Na máquina

Chegou a parte em que as roupas vão para a máquina e não tem muito mistério nisso. Você tem que combinar as capacidades de carga, níveis de água, temperaturas e ciclos. Também existem maquinas que só de selecionar um modo específico, todo o processo combina automaticamente. Ou seja, tudo o que você precisa é selecionar o melhor modo para lavar suas roupas.

Misture os itens grandes e pequenos em cada lavagem e distribuía a carga de forma uniforme ao redor do agitador. Não esqueça de separar as roupas claras das escuras. Ainda que sua máquina não esteja cheia, não misture roupas que não devem ser misturas, pois vai acabar manchando tudo.

Em seguida, selecione a temperatura da água de acordo com o tipo de tecido que está sendo lavado e a quantidade de sujeira. Selecione nível de água suficiente para fornecer uma boa lavagem, evitando o desperdício de água e energia. Em sua grande maioria, as máquinas possuem um controle de nível de água compatível com a quantidade de roupa a ser lavada.

Por fim, selecione o ciclo e o tempo de lavagem de acordo com tipo de roupa e a sujeira. Se as roupas estiverem muito sujas, utilize um ciclo mais longo. Já para peças brancas e de cores claras que não desbotam, escolha o ciclo normal que é de 10 a 12 minutos. Para peças que desbotam, escolha de 6 a 8 minutos. E para tecidos delicados e lã, use o ciclo delicado que leva em torno de 4 a 6 minutos.

Secagem

Muitas roupas que secam em secadoras automáticas ficam macias e pouco amassadas. Porém, se você não tem uma máquina lava e seca para lavar roupa, aqui vão ótimas dicas para o bom e velho varal no quintal de casa.

Antes de pendurar as peças no varal, sacuda bastante para alinhar as fibras. Evite usar pregadores e tente pendurar pelo meio da roupa para evitar que amasse. Não esqueça de verificar se o varal ou os prendedores de roupa estão limpos! Peças brancas e claras devem secar ao sol e as brilhantes e escuras sempre na sombra. Não utilize varais de ferro, pois podem enferrujar e estragar sua roupa. Ah, utilizar cabides para secar também é uma ótima alternativa para as roupas, ok?

Se analisar com calma, todas essas etapas são fáceis. Como lavar roupa com perfeição não é um monstro de sete cabeças e agora você já conhece todas essas dicas. Então pode ficar confiante de que suas roupas vão ficar cheirosas e durar por muito mais tempo.

Compartilhe esse post: