fbpx

Alteração sobrenome: Tudo o que você precisa saber

A alteração sobrenome depois do casamento é um dos assuntos que mais gera dúvidas. Aliás, tudo o que envolve casamento é sempre muito mágico, mas também causa muita insegurança, não é mesmo? Muitas pessoas ficam ansiosas na busca pelo vestido perfeito e em todas as etapas para realizar a festa dos sonhos. Afinal, viver esse momento marcante para a vida inteira é uma demonstração de amor e um ato único de carinho em que duas pessoas irão formar uma família.

Só que as demonstrações de amor e compromisso não acabam depois da festa. Na verdade, começam muito antes! Assim como as alianças, existem pessoas que querem ir além no comprometimento com seu amor depois do casamento e é aí que surge o assunto “alteração sobrenome”. Ou seja, resolvem acrescentar o sobrenome um do outro.

alteração sobrenome

Foto: Sweet ice cream photography

A tradição

Antigamente todas as mulheres eram obrigadas a trocar o sobrenome do pai pelo do marido. Isso significava que a noiva deixaria de estar sob o status do pai, passando assim aos cuidados do marido e que dali para frente se tornariam um só.

Hoje em dia, a alteração sobrenome é uma escolha do casal! Não há mais obrigação nenhuma sobre isso e o esposo, se quiser, pode aderir o nome de sua esposa também. Bem legal, né? E assim como a escolha do vestido, do salão e do buquê são importantes para um casamento, o assunto alteração sobrenome também é.

Não deixe de ler:
• Buquê de pizza é a nova moda dos casamentos!
• Os casamentos mais longos do mundo

Alteração sobrenome

Por ser opcional, algumas pessoas preferem não alterar o nome. Seja por individualidade, pela carreira ou por causa das burocracias para atualizar os documentos. E isso não tem problema, é uma escolha totalmente pessoal e que deve ser conversada entre o casal.

Inclusive, nós já contamos tudo o que você precisa saber sobre casamento civil, mas vale lembrar que é no casamento civil que ocorre essa alteração sobrenome, ok? Depois de trocarem frases de amor e de dizer o tão esperado “sim”, será o momento de assinar a ata com a mudança de estado civil e sobrenome.

Os documentos

Mantenha em mente que, se você incluir o sobrenome do seu amor, os seguintes documentos deverão ser atualizados: RG, CPF, CNH, passaporte e título eleitoral. Caso você tenha um visto com seu nome de solteiro, também deverá ser alterado.

Aqui em casa nós optamos pela alteração sobrenome e mostramos na prática toda a nossa saga para trocar os documentos. Para assistir, é só aperta o play:

Compartilhe esse post: