fbpx

6 técnicas para acordar cedo e aproveitar o dia

Você tem problemas para acordar cedo? Tem a sensação que o seu dia não rende muito e que não está sendo produtivo como deveria?  Costuma acorda atrasado para compromissos importantes do dia-a-dia? Passa a parte da tarde sonolento? Hoje vamos compartilhar técnicas para acordar cedo e aproveitar o dia.

Muitos de nós não tem uma hora certa para dormir. O horário varia de acordo com o dia, compromissos ou cansaço. Seja como for, esse hábito acaba confundindo seu relógio biológico e resulta no desenvolvimento de um sono não saudável.

Acordar cedo traz muitos benefícios tanto para a mente quanto ao corpo, como aumento de produtividade; equilíbrio do relógio biológico e ainda permite que sua alimentação seja mais balanceada. Entretanto, sabemos que acordar cedo pode não ser muito fácil no início. Mas deixe a preguiça de lado e coloque em prática essas técnicas para acordar cedo. Garantimos que em um curto período de tempo você terá um resultado agradável e vai ver que valeu a pena todo seu esforço.

6 técnicas para acordar cedo e aproveitar o dia:

técnicas para acordar cedo

Foto: Toa Heftiba

1 – Tenha uma motivação/objetivo

Não adianta querer acordar cedo sem um bom motivo. O que queremos dizer é que se você não tiver um bom objetivo ou um bom motivo, você pode ficar desmotivado e desistir no meio do caminho.

Entenda que se você não tiver um plano, provavelmente isso não dará certo. Mas calma, não precisa ser nada grandioso! O motivo para acordar cedo pode ser algum projeto pessoal ou talvez ir se exercitar antes do trabalho ou até mesmo para tomar um café da manhã sem precisar se apressar. De qualquer forma, não importa o seu motivo, concentre no objetivo e se mantenha motivado.

2 – Respeite seu sono

Geralmente as pessoas que possuem dificuldades para acordar cedo acabam sentindo sono durante o dia. E isso acontece pelo seguinte fato: a pessoa não dormiu o suficiente a noite. Esse déficit de sono pode se acumular por dias (ou até meses) e tornar a pessoa cada vez mais cansada.

O número de horas de sono geralmente varia de acordo com a fase da vida da pessoa. Adolescentes precisam de 10 horas de sono, já os adultos ficam na faixa de 8 horas de sono. E, conforme envelhecemos, essa média pode cair ainda mais. Mas essa média varia de pessoa para pessoa.

O Ideal seria você conhecer seu corpo avaliando seu desempenho de acordo com as horas que dorme. Para isso, tente distribuir as horas de sono durante a semana. Durma um pouco mais a cada dia para que você saiba quando seu sono foi melhor. Além disso, não esqueça que está fora de cogitação dormir de dia ou a tarde, não faz bem ao corpo e são tipos diferentes de sono.

3 – Seja honesto consigo mesmo

É bem simples. Você quer ou não que acordar cedo? Se você não quer acordar cedo, então vai continuar arrumando desculpas ou usando o botão da “soneca” para prolongar seu sono. E tudo bem. Por outro lado, caso esteja realmente focado em colocar em práticas essas técnicas para acordar cedo, então não se permita boicotar. Não faça coisas como deitar tarde, deixar os equipamentos eletrônicos apitando, beber café no jantar. Acredite, mudar seu habito só depende de você.

4 – Afaste-se dos aparelhos eletrônicos

Um ponto realmente importante para que você tenha uma boa noite de sono é se afastar dos aparelhos eletrônicos. O motivo disso é que as luzes dos celulares e até mesmo da televisão acabam estimulando o cérebro. Então, ao invés de você relaxar e ficar sonolento, você vai ficar mais agitado e não vai conseguir cair no sono.

Não adianta querer acordar às seis da manhã se começou a dormir às duas da madrugada. Como falamos aqui em cima, seu corpo precisa de mais ou menos 8 horas de sono, então para que isso aconteça é importante se programar para deitar mais cedo. Por isso, deixe seus aparelhos eletrônicos desligados e tente ler um livro. Essas ações farão com que você relaxe e acabe pegando no sono com mais facilidade.

Leia Mais: Como ganhar dinheiro na internet respondendo pesquisas
Leia Mais: Feng Shui: Dicas de como melhorar o astral da sua casa

 

técnicas para acordar cedo

Foto: Becca Tapert

5- Não use a “soneca”

A famosa soneca! Se você tem costume de apertar esse botão no despertador, usando a função despertar várias vezes a cada 10 minutos, isso significa que você não está dormindo o suficiente. E agora precisamos mudar esse hábito para que você tire a “soneca” da sua vida.

Seu corpo possui substâncias que entram em ação de acordo com seu relógio biológico. Dessa forma, quando está se aproximando a hora de acordar, essas substancias entram em ação para garantir que isso aconteça. Só que quando você desperta e ativa a “soneca” tentando voltar a dormir, essas substâncias são substituídas pelas anteriores e isso vai se repedindo de acordo com a quantidade de “sonecas” ativas em seu despertador. Isso pode levar a uma bagunça química em seu cérebro e resultar em mau humor e até dores de cabeça.

6- Crie uma rotina matinal

Essa é a melhor dentre as técnicas para acordar cedo! Se você realmente quer ter o hábito de acordar cedo e ser uma pessoa matinal, é super importante condicionar tanto seu corpo como sua mente para esse padrão. Por isso, crie uma rotina matinal! Por exemplo: acorde, levante da cama, leia as notícias do dia no celular, tome um banho e prepare seu café da manhã. O mais importante é encontrar uma rotina que funcione para você e colocar em prática. E, novamente, esqueça o botão soneca! Quando o despertador tocar, realmente levante da cama.

Essas são as 6 técnicas para acordar cedo e aproveitar o dia. Coloque em prática e depois conta pra gente o resultado, hein. 🙂

Compartilhe esse post: