fbpx

10 hábitos para ser bem-sucedido

Ser bem-sucedido é o sonho que muitas pessoas desejam, certo? Mas todos sabemos que não é algo fácil e que, principalmente, não acontece de um dia para o outro. Somente quem se tornou bem-sucedido sabe o caminho que teve que percorrer, o que foi preciso fazer para chegar até lá e como se mantem dessa forma.

É difícil imaginar como essas pessoas conseguem conciliar sua vida pessoal e profissional? Ah, e já reparou que na maioria das vezes todo mundo que é bem-sucedido ainda possui uma vida feliz, produtiva e menos estressada? Pois é, nós garantimos que isso não é impossível, basta apenas um certo esforço.

Comece tendo em mente suas prioridades pessoais e profissionais. Foque no que você quer. Sabemos que não é algo fácil, então reunimos os melhores 10 hábitos para que você também consiga se tornar bem-sucedido. Vamos lá?

bem-sucedido

Foto: Priscilla Du Preez

10 hábitos para ser bem-sucedido

1- Wake Up sunshine

A manhã é que define como será seu dia, então começar com o pé direito é algo fundamental para que seu dia corra bem.  Pensando nisso, acorde antes do horário previsto. Há pessoas bem-sucedidas que acordam até 3 horas antes do horário do trabalho, acredite!

Durante essas horas, organize e planeje seu dia tanto de forma pessoal como profissional. Desenvolver uma rotina matinal saudável dá ao seu corpo e mente a energia necessária para que consiga aguentar e lidar com tudo que virá ao longo do dia!Ah, e não esqueça de tomar um belo café da manhã!

2- ” Mens sana in corpore sano” – “Mente sã num corpo são”

Fazer exercícios físicos é um hábito diário de pessoas bem-sucedidas! Mas calma, não precisa ser algo tão puxado! Comece andando pelo menos 10 minutos no seu bairro ou fazendo yoga ou até indo a academia… qualquer atividade que você prefira. O importante é exercitar o corpo para melhorar a oxigenação do cérebro e diminuir o estresse.

Isso também serve para a mente, não adianta exercitar apenas o corpo e deixar sua mente vagando por aí. Seja com meditação, oração ou até com uma leitura, é necessário exercitar sua mente. E, óbvio, para uma mente sã, você precisa de um corpo são, pois assim estarão em equilíbrio.

3- Organize sua mesa de trabalho

Nada mais desagradável do que não conseguir encontrar as coisas na sua própria mesa de trabalho. Sem contar que ficar procurando e procurando acaba gerando uma enorme perda de tempo, não é verdade? E, veja bem, tempo é dinheiro! Pessoas bem-sucedidas tem isso em mente, então perder tempo é o mesmo que perder dinheiro. Por isso, tire um tempo para organizar e arrumar suas coisas. Uma mesa de trabalho limpa e organizada vai te poupar muito tempo ao longo do dia e sua mente vai trabalhar melhor.

4- Crie prioridades e trabalhe duro

Como citado na introdução, é muito importante ter prioridade e manter o foco! Coloque as tarefas mais importantes em primeiro lugar e se organize. Crie uma hierarquia para seus projetos, mas não se limite a ficar apenas na listinha. Não é porque você alcançou seu objetivo que você vai parar, ok?

Trabalhe duro, mesmo que sua listinha tenha acabado, arrume novas coisas para fazer, leia, aprenda e ajude um colega. Pessoas bem-sucedidas nunca param de trabalhar, estão sempre dando mais e mais de si para manter seu “legado”.

5- Keep calm and… work work work

Você sabia que há uma pesquisa conduzida pela Universidade de Standford que diz que realizar multitarefas é menos produtivo do que fazer cada coisa de uma vez só? Interessante, não? Muitas pessoas chegam ao trabalho cheios de energia pela manhã e acham que fazer várias coisas ao mesmo tempo é útil e prestativo, principalmente se você tem muita coisa para fazer. Porém, não é exatamente algo bom. ,

Esse comportamento inicial provavelmente vai definir o ritmo do seu dia e você estará muito mais cansado do que se tivesse feito uma coisa de cada vez. Por isso, mantenha a calma e divida suas tarefas para não gastar sua energia em abundância. Respire fundo antes de começar a trabalhar e tente se manter tranquilo durante todo o período do dia. Pessoas que chegaram ao topo sabem lidar muito bem com estresse e não deixam sua calma se esvair tão facilmente.

6- Converse e escute

Uma pessoa bem-sucedida é quase como um líder. Você pode vê-la se destacando entre os outros, discursando, ensinando e até mesmo inspirando as pessoas ao seu redor. Dessa forma, a comunicação é fundamental! Converse com as pessoas a sua volta, saiba usar o tom de voz ideal e uma linguagem adequada para passar sua mensagem sem causar qualquer tipo de mal-entendido.

Passar uma mensagem clara pode melhorar o ambiente em que você vive e vai ajudar a cumprir seus objetivos com mais facilidade. Assim como é importante se comunicar, também é super importante saber ouvir, ok? Para ser bem-sucedido você tem que estar disposto a saber ouvir as outras pessoas independente das suas opiniões. Muito dos profissionais que chegaram ao topo consideram essa habilidade uma das mais importantes!

Ouvir e deixar as pessoas se manifestarem, falarem e demonstrarem sua opinião é fundamental para o sucesso, pois os relacionamentos interpessoais podem ajudar a conquistar seus objetivos com mais facilidade. Não esqueça que pedir um feedback é sempre algo positivo, pois assim você pode saber o que as pessoas acham, sentem e se você precisa mudar algo ou não. Afinal, os problemas precisam ser trabalhos e melhorados.

7- Admita seus erros

Sabe aquela frase que diz “errar é humano”? Pois então, sabemos que ela é verdadeira e que nenhum humano.  Ninguém é perfeito e são com os nossos erros que mais aprendemos. E as pessoas que chegaram ao topo sabem disso, então não perdem horas se lamentando e chorando sobre o leite derramado. Não! Elas admitem que erraram, admitem que possuem falhas e analisam o que elas precisam fazer para mudar a situação. A estratégia é fazer perguntas e daí buscar respostas para melhorar os resultados e evitar esse tipo de erro novamente.

8- Sucesso e Mindset

Essa dica é a mais importante: visualize o seu sucesso! Utilize seu tempo para organizar e montar seus projetos determinando o que é necessário para que você possa chegar aonde deseja e imagine sempre seus resultados sendo positivos. Concentre sua mente no que é verdadeiramente importante e não deixe ser tomado por insegurança ou pensamentos negativos. Visualizar o sucesso pode trazer mais forças para que você continue trabalhando duro. E, para que isso aconteça, você precisa ter um mindset de campeão.

Mas o que é MINDSET? Mindset é uma palavra inglesa para “mentalidade”, “atitude mental”. Ou seja, você precisa ter uma mentalidade de campeão, de alguém que está no topo e não aceita menos do que isso. Essas pessoas não consideram isso um hábito e sim um estilo de vida! Elas sabem quem são, de onde vieram, para onde vão, conhecem suas forças e prioridades, assim como conhecem suas fraquezas e trabalham sobre elas, sempre acreditando em seu potencial.

9- Inspire-se e motive-se

Um hábito muito comum de quem obteve sucesso é sempre se manter inspirado e motivado. Afinal, inspiração e motivação não duram para sempre e cada um acha um jeito diferente para ativar esse lado criativo. Atualmente é necessário acompanhar o que está acontecendo no mundo e pode ser daí que você pode tirar sua inspiração, identificando um problema e tentando mudar essa realidade. Ou talvez lendo algo, assistindo algo, ouvindo uma música…

Mas não adianta estar inspirado senão estiver motivado e vice-versa. Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Cada um tem sua motivação e isso varia de pessoa para pessoa dependendo do tempo e situação. Pode ser uma motivação pessoal ou profissional. Seja assistindo um vídeo motivacional, uma palestra, lendo um livro ou até mesmo escutando histórias, é sempre importante manter a inspiração e a motivação super presentes.

“A diferença entre ganhar e perder é muitas vezes não desistir. – Walt Disney”

10- Seja grato!

Não adianta ficar apenas reclamando e procrastinando o dia inteirinho. Nada cai do céu e você precisa correr atrás do que deseja para alcançar seus objetivos. E uma maneira muito boa de começar o dia é sendo grato. Seja grato tanto pela sua vida pessoal e profissional. Seja grato pelas pequenas coisas da vida e pelo que você já conquistou até agora. Agradecer pode ser bem motivacional e vai ajudar a lembrar de que mesmo com todo esforço que você fez, sempre valeu a pena.

Compartilhe esse post: